Cuidados com os repositórios teste

Uma das mais incríveis problemas que encontrei após uma atualização, foram problemas constantes de instalar  programas nada funcionava corretamente.

Todos os erros ocorrerem devido ao realizar a mistura de repositórios teste do Mx16, de inicio tudo parecia perfeito, porém essa mistura é explosiva, tudo acarretou erros do mais diversos.


Algo que aprendi nesses dias foi de extrema importância após o ocorrido.


Cuidados com os repositórios teste
Quebra tudo, quebra mesmo


Cuidados em utilizar😊
  • O repositório teste pode ser usado sempre é arriscado demais.
  • Dependências baixadas causam incompatibilidade.
  • Não aceitar tudo que vem na atualização como Lightdm.
  • Restauração de backup pode não funcionar alguns scripts.
  • Muitos repositórios poderão apresentar problemas constantes.
  • Deverei criar um usuário somente para teste do repositórios teste.


Exemplo como scripts para o Bash a versão da Distro  que usava era Mx16, instalei atualização para Mx16.1, aceitei a tela de login nova, problemas ocorreram, não segui a orientação do fórum, instalei a nova versão da tela login, mesmo deletando o usuário através do root aparentemente deu certo, programas funcionavam de maneira estranha.

Outros problemas que ocorreram as versões do Repositórios Teste substituiriam todos os programas do Openbox, suas dependências também, muitos não eram instalados estavam quebrados devido a esses erro sem conserto, mesmo consertando não adiantou.


Cuidado em realizar procedimentos com programas testes😎

Cuidados com os repositórios teste
Quebrou não tem jeito


Conclusão para resolver realizeis a formatação do HD, devido os problemas constantes, a instalação limpa evitaria menos problemas, repositórios teste nem pensar em ativá-lo.

A maneira correta é criar um usuário novo para evitar a substituição de programas,  dependências, sempre com a versão atualizada da Distro, nada de versão antiga da Distro como snapshot que utilizava fácil de refazer em problemas.

Algo que é muito bom no Mx16 é criar um usuários, Root pode-se usar somente em casos extremos, evitando problemas maiores em danificar a Distro.

O interesse em baixar uma nova versão da Distro atualizada para testar, ideal é formatar tudo em situações que o repositórios teste, foi utilizado não adianta realizar gambiarras,para depois restaurar o backup por completo.


Lembre-se que a culpa não é do desenvolvedor da Distro, qualquer teste é por sua conta e risco, somente atentar-se a erros como esses que podem atrapalha muito.