Backup usando System Tar Restore

Sempre que um Sistema😱 Operacional novo é utilizado, sempre existira problemas a frente, apenas estudando soluções, mais amplas evitando problemas, que futuramente possam ocorrer inesperadamente.

Ultimamente sai do comodismo e resolvi enfrentar alguns problemas relacionados a backup, que é algo que é bom e ruim ao mesmo tempo.

Pesquisa de vários programas😱

Pesquisando vários programas de backup, alguns funcionam corretamente, logo abaixo uma lista com programas, que testei para o Artix ou derivados é necessário, alguns cuidados, caso seja a Distro principal sera necessário cuidados.

  • Testei o Time Shift não achei confiável em nenhum momento existem muitas reclamações de erros ao restaurar o backup

  • Mondo Rescue foi problemático não funciona de maneira alguma vários erros.

  • Clonezilla é necessário que o Hd externo, recomendo ler a documentação antes de realizar qualquer procedimento, saiba o que vai realizar.

  • Existe um artigo muito interresante para salvar o disco compelto, não tentei ainda tal façanha ainda.

  • System Tar Restore uma opção mais pratica para salvar no Hd, a copia do backup poderia ser colocada no Hd externo, exitem tantos procedimento para clonar o Hd, alguns podem dar certo outros podem causar danos.

Backup usando System Tar Restore
Arquivos ficara gigante caso não use o exclude



Mas quais seriam os procedimentos realizados para saber sobre determinada funcionalidade.

Para instalar através do Pamac:


Backup usando System Tar Restore
System tar

  • Teste para salvar
  • Teste para recuperar em outro Hd


Backup usando System Tar Restore
Backup com a opção de exclusão
Sytem Tar Restore é vantagem é possível realizar a restauração, usando o programa em outro Hd, a documentação esta bem detalhada sobre os procedimentos adotados evitando erros por descuido.

Situações em o Hd externo possui espaço suficiente, realize a copia do backup, nunca sabemos o que poderá ocorrer.


Realizei dois testes de backups um sem as opções de exclusão de pastas, como musica ou download que não tem importância, dependendo da necessidade, porém recomendo deixar o Backup de musicas no Hd externo.

Primeiro teste chegou a 25 Gb devido sem configurações algumas, não é bom deletei não considerei como backup, devido a excessos de arquivos.

Independente da escolha o formato será Tar como padrão com bootloader ou não, sempre que necessário prestar atenção ao escolher o Backup.

Qual é a sua forma de Backup que usas no Sistema Linux?