Antix impossível comparar com Artix

Por mais que possa parecer um tremenda de uma piada, acabei de formatar tudo e voltar para a Distro Antix, algo que estava fazendo foi mesmo testar Distro Artix, quero apenas realizar alguns comparativos sem desmerecer, nenhuma das Distros que existem.

Artix derivado do Manjaro Openrc algo que é impressionante para usar com o ambiente gráfico Lxqt, como tenho dois Hd fica fácil em decidir o que vou usar no HD principal, essa indecisão foi por algumas semanas antes de utilizar Antix 17 ser lançado oficialmente estava usando a versão 16 com problemas no Redshift, devo no mínimo ter misturado o repo test imagine que problemas podem ocorrer.


Antix impossível comparar com Artix
Aqui Flux box
Artix possui recursos básicos que precisam de correções, ficará difícil usar em todos as situações, caso aconteça algum erro a Distro quebrará, em caso pacotes baixados atráves do terminal, havia uma preocupação, caso cometesse algum erro, tudo seria em vão, a Distro não dá garantias em cria uma ISO como backup, tudo se torna arriscado demais em aventurar-se num terreno desconhecido.

Desejo que o Artix em breve possua ferramentas para não deixar o usuário na mão, sem a necessidade de usar o Calamares como instalador, que chega ser horrível ou ferramentas para criar uma Iso como backup.

Antix impossível comparar com Artix
Artix Lxqt

Não pensei duas vezes nessa semana acabei baixando o Antix 17, novamente ao que parece muito melhorias foram efetuadas, tornando tudo mais divertido em utilizar.

Talvez minha obsessão por ambiente gráficos leve, fui levado a utilizar o Fluxbox algo que foi agradável em configurar, aprender algo mais, em relação ao Fluxbox, que não tem nada haver com o Openbox, em relação aos atalhos do teclado, esse assunto será abordado na próxima postagem..

Comparação em relação as duas😁

Antix ganha em termos de configurações rápidas, possui ferramentas de resgate para recuperar o Boot ou Sistema, sem problemas em procurar drivers e consertar toda hora problemas que o Artix apresenta, deu algum pau se vira assim como Devuan e outras Distros.

No Antix ou Mx 16, caso cometa algum erro, posso restaurar o Sistema sem perder meus arquivos, porém o Artix não apresentou essa solução é cedo demais para utilizar.

Sem Iso backup é retrocesso para os dias de hoje😔

Artix poderá ficar mais solido daqui alguns meses, acredito que os desenvolvedores procurem soluções, como se trata de uma Distro nova, não é possível exigir nada, porém é necessário que os desenvolvedores prestem atenção aos erros.

Algo que não gostei do Artix, foi a instalação através dos Calamares, as vezes demora e quebra o instalador de repente, quando vai iniciar a instalação.

Finalizando😁


Mx16, Antix são as melhores opções para as necessidades do Dia a dia, algumas Distros precisam de um certo amadurecimento, oferecer soluções evitando perda de tempo, não é usuário que deve resolver sempre todos os problemas em 100% a Distro deve estar configurada para o uso para o usuário resolver no minimo 55% de problemas ou até menos.