Backup usando System Tar Restore

Sistemas😱 Operacionais novos em utilização, sempre existira problemas a frente, apenas estudando soluções, evitará problemas.

Saindo do comodismo, resolvi enfrentar, alguns problemas relacionados aos backups,  situações boas ou ruins.

Pesquisando vários programas😱

Pesquisando vários programas de backups, alguns funcionavam corretamente, abaixo uma listagem de programas, realizei testei para o Artix ou derivados é necessário, alguns cuidados,  a Distro principal, será necessário cuidados.

  • Testei o Time Shift não confiável em nenhum momento, existem muitas reclamações de erros durante as restaurações de backups.
  • Mondo Rescue  problemático não funcionará de maneira alguma, apresentando vários erros.
  • Clonezilla necessário Hd externo, recomendo a leitura da documentação, antes de realizar quaisquer procedimentos, saiba como realizará.
  • Existe artigos interessantes para salvar o disco completo, não tentei ainda tal façanha ainda.
  • System Tar Restore  opção pratica para salvar o Hd,  copiando  backups, poderia ser colocada no Hd externo, existem tantos procedimentos para clonar o Hd, alguns poderão apresentar sucessos ou não.

Backup usando System Tar Restore
Arquivos ficara gigante caso não use o exclude



Quais procedimentos realizados, sobre determinadaS funcionalidades.

Para instalar através do Pamac:


Backup usando System Tar Restore
System tar

  • Teste para salvar
  • Teste para recuperar em outro Hd


Backup usando System Tar Restore
Backup com a opção de exclusão
Sytem Tar Restore é vantajoso, possível realizar as restaurações, utilizando o programa em outro Hd, a documentação é detalhada, sobre os procedimentos adotados, evitando erros por descuidos.

Situações do Hd externo, possui espaço suficiente, realize  copias dos backups.


Realizei dois testes de backups, sem as opções de exclusão de pastas, como musica ou download que não tem importância, dependerá das necessidades, porém recomendo, deixar o Backup de arquivos no Hd externo.

Primeiro teste chegou a 25 Gb, não realizando configurações algumas, não considerei como backup, devido aos excessos de arquivos.

Independente da escolha o formato será Tar, como padrão com bootloader ou não, necessário prestar atenção ao  realizar as escolhas de Backups.

Qual é a sua forma de Backup que usas no Sistema Linux?

(Revisado 14/02/2018)